sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Instruindo o Coração da Criança

Por que investir tempo discipulando crianças?

Meu filho,
obedeça aos mandamentos de seu pai
e não abandone o ensino de sua mãe. Amarre-os sempre junto ao coração;
ate-os ao redor do pescoço. Quando você andar, eles o guiarão,
quando dormir,o estarão protegendo;
quando acordar, falarão com você. Pois o mandamento é lâmpada,
a instrução é luz,e as advertências da disciplina são o caminho que conduz à vida; 
Provérbios 6:20-24



Reflexão:

Como obedecer os mandamentos, se não os conhecemos?
Como não abandonar o ensino, se não o temos?
Como atear em nossos corações, se não temos o que segurar?

O coração da criança é como terreno fértil, terra fofa, é um coração que se molda fácil. Isso facilita o aprendizado de conhecimento novos, John Locke  defendia a ideia que o homem ao nascer era como uma tabula rasa, uma folha em branco pronta para ser preenchida, pegando esse gancho de Locke podemos fazer a seguinte indagação: se colocarmos água em dois recipientes um cheio de pedras e outro vazio, qual dos recipientes comportará mais água? Então qual é a conclusão disso? Não é possível discipular adultos? Sim, é possível, porém, necessitaremos de mais energia, pois teremos que remover as pedras, os velhos conceitos, a velha forma de pensar, teremos que dar um significado novo as coisas velhas. O coração da criança está em formação, ela está criando conceitos e descobrindo coisas novas, isso  pode deixa-las mais vulneráveis aos perigos do mundo, mas em contra partida é um fator que nos favorece  a ensinar-lhes desde de cedo o caminho em que se deve andar.
Por esse motivo o Projeto Propósito investe na vida de crianças, instruindo o seu coração para mais tarde não ter que tirar as pedras do coração do adulto.


Maria Betânia Rodrigues
Psicopedagoga



Um comentário:

  1. Marcos 10,13-16:

    Traziam-lhes crianças para que as tocasse, mas os discípulos as repreendiam. Vendo isso, jesus ficou indignado e disse: "Deixai as crianças virem a mim. Não as impeçais, pois delas é o Reino de Deus. Em verdade vos digo: aquele que não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele". Então, abraçando-as, abençoou-as, impondo as mãos sobre elas.

    Que esse nosso Projeto possa prosperar, ganhando cada vez mais vidas para o Senhor Jesus.

    ResponderExcluir